Alunos do curso de teatro da Casa da Cultura preparam estreia de peça para setembro

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, está preparando para setembro a estreia da peça teatral dos alunos do curso de teatro da Casa da Cultura. ‘Costela com Batata Assada e muito Bacon por Cima’ é nome da comédia que será encenada no auditório da unidade cultural. O texto e a direção geral são de autoria do professor e Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.

A peça é um Sitcom (expressão do inglês “situation comedy” que em tradução livre quer dizer comédia de situação) que se passa dentro da casa do antagonista Tião, durante seu jantar de promoção na empresa.

– A peça gira em torno de uma situação cotidiana, o jantar, mas com situações surreais que prometem envolver a platéia. A história é atual, o figurino está sendo montado com peças de brechó e uma curiosidade é que os atores vão realmente jantar no palco, por isso tivemos que adquirir diversos utensílios de cozinha para compor as cenas. Não teremos personagens caricatos, pois no Sitcom a comédia está na situação que o personagem se encontra. A comédia atual tem buscado não só um personagem que faz gracinha e arranca risos, mas um humor inteligente – explicou o diretor geral.

Segundo Rafael, a peça conta com a atuação de 7 atores que iniciaram em março as aulas no curso oferecido gratuitamente na Casa da Cultura.

– Para os alunos do curso de teatro esse tipo de comédia é um desafio porque requer um tempo exato e a entonação específica para que o objetivo seja alcançado. Nessa fase final eles estão trabalhando a essência dos personagens para manter a sutileza do humor que encenarão e estão tendo exercícios para fazer em casa também. A peça passará por cidades da região e terá uma sequência com mais quatro histórias que no futuro comporá um seriado – destacou o professor pós-graduado em Teatro pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UBM.

Sinopse

A paz de Tião acaba quando a sogra Brasilina chega para uma visita que promete durar além da conta. As vésperas de um jantar importante onde Tião pode ser promovido na empresa, a família se prepara para receber o patrão em uma comédia cheia de colesterol e um cardápio variado de surpresas.

Sobre o curso de teatro

O objetivo do curso de teatro da Casa da Cultura de Itatiaia é formar cidadãos aptos a produzir teatro para enriquecer a vida cultural do município e representar a cidade em festivais, competições e mostras de cidades. O curso oferece vivência prática na produção, atuação e montagem das peças e tem sua culminância com a montagem de um espetáculo teatral.

Durante as aulas, os participantes realizam atividades de preparação física como alongamento e práticas de consciência corporal, além de exercícios de atuação, preparação vocal, técnicas de concentração e várias práticas de atuação de diversas vertentes teatrais.

Elenco

Allan Bergk, Beatriz Menezes, Danielle Gasparini, Gabriel Leal, Mateus Sousa, Maxwuell Nogueira e Yuri Soares.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: