Campanha de Vacinação contra a gripe atende Puéperas e Crianças a partir dessa segunda

 A partir de hoje (07) até sexta-feira (11), a  Campanha de Vacinação contra a Gripe ( influenza) será  voltada para a  crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias). De acordo com o Ministério Saúde a  vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1,H3N2 e influenza B e para ser imunizado é necessário a apresentação do cartão de vacinação.

A  Campanha  acontece em todo o município e as doses da vacina estão sendo aplicadas na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim.

De acordo com o setor de Imunização da meta de 7.396  pessoas a expectativa é vacinar 551 crianças e 45 puéperas.

 – Desde o início da Campanha, até o momento vacinamos 506 pessoas. Desse total, 30 são gestantes, 44 trabalhadores da saúde e 432 idosos. Para as primeiras semanas consideramos um número muito baixo e por isso reforçamos junto ao público alvo a importância da vacinação e pedimos que compareçam aos postos de saúde – disse a coordenadora de Imunização, Andréa Millen.

Em Itatiaia a Campanha, que iniciou no dia 24 de abril, é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes com comorbidades, além de profissionais de saúde e professores.

Pessoas com doenças crônicas também podem receber a dose da vacina, porém nesse caso o Ministério da Saúde recomenda a apresentação de prescrição médica. Para ser vacinado o morador deve procurar  unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Pacientes acamados serão atendidos durante toda a campanha. A vacinação será feita pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

Segundo o Ministério da Saúde há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Confira o calendário de vacinação:


 – Gestantes: durante toda a campanha
– Idosos: durante toda a campanha
– De 07 a 11 de Maio – Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias).
– De 12 de maio – “Dia D” da campanha – Imunização de todos os grupos
– De 14 a 18 de Maio – pessoas de 5 anos a menos de 60 anos com comorbidades (duas ou mais doenças) e doenças crônicas, com a apresentação da prescrição médica.
– De 21 a 25 de Maio – Professores das escolas públicas  e privadas
– De 28 de Maio a 1º de junho – Todos os grupos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: