Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 22 de junho  

 A Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza), que estava prevista para acontecer até esta sexta-feira (15), foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 22 de junho devido à baixa procura pelas doses em todo o país.Voltada para grupos prioritários, a campanha teve início em 24 de abril, e desde então, em Itatiaia já foram vacinadas 81.5% do público alvo de 7.396 pessoas. 

Na cidade a baixa procura tem acontecido entre os doentes crônicos. Até o momento apenas 44% do público de 1195 pessoas tomaram a dose. Nesse caso para se vacinar é preciso apresentar uma indicação médica. 

A vacina contra a gripe é indicada para as pessoas com maiores chances de desenvolver complicações ou em maior risco de transmissão. Nesses grupos estão os profissionais da saúde, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, doentes crônicos mediante indicação médica  e professores.

– Vamos seguir vacinando enquanto tiver procura. Então as pessoas que fazem parte do público alvo podem procurar os postos de vacina para tomar a dose o quanto antes, disse a coordenadora de imunização, Andrea Millen.  

As doses podem ser encontradas na Policlínica Municipal, na unidade básica de Saúde do Marechal Jardim e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família de Maromba, Penedo,  Campo Alegre, Vila Magnólia, Vila Esperança e Vila Flórida.

De acordo com o Ministério Saúde, a  vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B e para ser imunizado é necessário a apresentação do cartão de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações.Para pessoas que tenham apresentado febre recentemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: