Centro de Especialidades Odontológicas será reinaugurado na próxima terça-feira

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, irá reinaugurar no dia 30 de maio, às 14h, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O Centro de Especialidades funcionará na Rua Doutor Silveira, 141, Campo Alegre.

A população contará com 4 consultórios que dispõem de uma estrutura confortável e moderna. Os equipamentos de alta tecnologia que serão utilizados foram doados pela montadora coreana Hyundai Heavy Industries Brasil, que tem sede na cidade. A doação faz parte do Projeto Viva Saúde Itatiaia que é uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia e a empresa.

O CEO vem para unificar os atendimentos especializados que hoje são feitos nos 7 consultórios odontológicos que funcionam dentro nas unidades de saúde.

– O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pela unidade básica de saúde. O paciente que necessita de um procedimento especializado receberá do dentista da sua unidade de referência um encaminhamento que será entregue no CEO para a realização do agendamento e posterior consulta dentro da especialidade desejada – explicou o Drº Luciano Marques de Barros, Coordenador da Saúde Bucal de Itatiaia.

No espaço que será reinaugurado serão realizados tratamentos de canal, gengiva, cirurgia oral menor (extrações de ciso) biópsias orais para detecção do câncer bucal, casos de fraturas faciais por traumas externos, assim como o atendimento dos pacientes com necessidades especiais.

O Centro de Especialidades Odontológicas faz parte do Brasil Sorridente, programa do Governo Federal que visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.

Panorama da saúde bucal em Itatiaia

De acordo um levantamento do programa de Saúde Bucal, atualmente são realizados cerca de 4 mil  procedimentos odontológicos por mês. Os números incluem todas as unidades, contando também com o laboratório de prótese dentária.

Atualmente, o município conta com 7 consultórios odontológicos que funcionam nas unidades de saúde da Vila Magnólia, Campo Alegre I e II, Vila Esperança, Vila Flórida, Penedo e Maromba.

Há também consultórios em unidades escolares como a Creche Municipal Roberto Cotrim, os colégios municipais Reinaldo Maia Souto, Fernando Otávio Xavier e Dom Ottorino Zanon e no CIEP 488. Vinte e dois cirurgiões dentistas e dezessete auxiliares compõem a equipe de saúde bucal do município.

Dentre os tratamentos dentários oferecidos a população então os atendimentos de emergências e tratamentos odontológicos básicos como restaurações, limpeza dos dentes, aplicação tópica de flúor, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: