“Cuidando de quem cuida”: projeto em prol do servidor da saúde

Servidores da saúde recebem agora um olhar diferenciado da Secretaria de Saúde, pois através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está em prática no município o projeto “Cuidando de quem cuida”. O projeto tem o objetivo de prevenir doenças de fundo emocional relacionadas às atividades do trabalho, tais como Síndrome de Bournout e esgotamento profissional.

A proposta é realizada por meio de rodas de conversas, coordenada por um profissional de psicologia e tem a finalidade de prestar apoio aos servidores que integram as equipes das unidades de saúde. Atualmente o projeto acontece em três postos, mediante o agendamento dos coordenadores: A Unidade de Estratégia de Saúde da Família II do Campo Alegre, a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Penedo e a Unidade Básica de Saúde do Centro. 

Para a psicóloga do NASF, Viviane Almeida, este foi um avanço em relação à qualidade de vida do trabalhador:

– A iniciativa visa garantir, principalmente, a qualidade de vida do funcionário, cuidando e prevenindo doenças emocionais em geral e aprimorando as relações de trabalho deles com o público, disse Viviane.

Durante a jornada de trabalho alguns sinais podem ficar aparentes, como desgastes emocionais, exaustão, irritabilidade perante algumas demandas, depressão, falta de concentração, sensação de perseguição, desamparo, entre outros. Para trabalhar esses aspectos, nas rodas de conversas são tratados temas, como por exemplo, a  relação de trabalho, a autoestima, a empatia, o trabalho em equipe e como cuidar da nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: