Educação realiza encontros finais de formação continuada de 2019

A Secretaria de Educação dá início na próxima semana, a partir de segunda feira (04/11), aos encontros finais de Formação Continuada deste ano para os professores do segundo segmento. Os encontros acontecem por área de conhecimento, uma vez por bimestre.  A cada dia da semana se reúnem docentes das diferentes disciplinas para trocarem experiências, planejarem ações conjuntas para as escolas ou receberem palestrantes com assuntos afins a cada matéria, assim como sobre assuntos específicos da educação de forma a melhorar cada vez mais a qualidade do ensino.

A agenda prevê que os professores de Ciências se reúnam na segunda-feira, de história e geografia na terça, matemática e geometria na quarta, língua portuguesa, redação e educação física na quinta e tecnologia educacional na sexta, todos no período da manhã no Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori. Já os docentes de ensino religioso têm encontro marcado para quarta feira à tarde, na Secretaria de Educação.

Este último período de reuniões visa fazer um balanço e apresentações pelas equipes de cada escola das atividades realizadas no ano letivo, buscando acrescentar conhecimento e desenvolver a criatividade para a realização de novos projetos. O coordenador do ensino fundamental, Anderson Rocha, destaca a importância dos encontros:

– Esses encontros de formação continuada são importantes para o aprimoramento dos docentes, agregando conhecimento. Este último encontro, no entanto, tem um objetivo mais específico que além de fazer um balanço do que foi trabalhado durante 2019, busca trocar experiências e incentivar projetos a serem aplicados nas escolas no ano seguinte, pensando sempre na melhoria da qualidade do ensino e de oportunidades de aprendizagem para os nossos jovens, disse Anderson.

A diretora do Departamento de Educação Básica, Diene Motta Maretti, ressalta sobre a oportunidade dos docentes de mostrarem seus projetos:

– Sabemos que esse encontro final é uma oportunidade muito rica e produtiva para cada professor evidenciar suas atividades, e isso é significante, pois a partir de uma ideia, muitas outras podem surgir, enriquecendo nossas práticas, disse Diene.

. Os professores de anos iniciais encerraram seus estudos nos mês de setembro e trabalham agora na proposta curricular baseada na nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular para 2020 e a equipe de orientadores e diretores terão a finalização de sua formação continuada deste ano no mês de dezembro com a última “Roda de Leitura”, um projeto que incentiva a prática de leitura pelos educadores em que cada escola compartilha a história de um livro escolhido, que tenha sido lido por equipe técnica e gestores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: