ESCOLAS MUNICIPAIS COMEMORAM SEMANA DO BRINCAR

Brincadeiras foram destaque nas unidades escolares

 

Brincadeira de criança virou coisa séria nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Resende na Semana do Brincar, comemorada entre os dias 24 e 30 de maio, quando organizações de todo o mundo celebram, resgatam e dão destaque às brincadeiras infantis. Para aproveitar a data, incentivadas pela Secretaria de Educação, as escolas municipais estão realizando atividades que valorizam o ato de brincar, fazendo com que as crianças aprendam de forma lúdica, além de fortalecer a convivência entre os pequenos.

Para a secretária de Educação, Rosa Frech, o sucesso da Semana do Brincar é fruto do envolvimento dos professores, que perceberam a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil e se dedicaram a planejar e intervir no ambiente escolar visando acomodar as brincadeiras da criançada. Desta forma, todo lugar e espaço se transformam em “lugar de brincar e aprender”.

– Durante a Semana do Brincar procuramos incentivar nossas unidades escolares a trabalharem o resgate das brincadeiras infantis, em especial as brincadeiras mais antigas, como as cantigas de roda, soltar pipa e girar o peão que, infelizmente, quase já não fazem mais parte do cotidiano infantil, pois cederam lugar aos jogos eletrônicos e tablets. É claro que essa nova realidade também é importante e pode ajudar no desenvolvimento de nossas crianças, mas é preciso ter equilíbrio e utilizar pedagogicamente as brincadeiras modernas e as tradicionais, pois todas têm o seu valor – frisou Rosa Frech.

Além da realização de brincadeiras nas salas de aula, como ferramenta de aprendizagem e fixação do conteúdo escolar, a secretária também ressaltou a importância do horário do recreio para os estudantes.

– Ao contrário do que muitos pensam o recreio não é apenas um hiato no cotidiano escolar. Muito pelo contrário. Ele é tão fundamental para o desenvolvimento dos alunos quanto o horário de aula. E isso acontece porque as crianças se desenvolvem enquanto brincam, além de trabalharem outras potencialidades como a criatividade, a autonomia, a criatividade e a sociabilidade – disse.

Uma das unidades que aderiu à Semana do Brincar em Resende foi a Escola Municipal Algodão Doce, na Cidade Alegria. De acordo com a gestora da escola, a professora Eliane da Conceição, o uso desta metodologia é frequente e dá excelentes resultados: “nós participamos dessa iniciativa há vários anos, pois acreditamos que o brincar é um direito político das crianças, além de ser um caminho de transformação social” – defendeu a professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: