Estudantes de 14 universidades participam Torneio Universitário Sul Fluminense em Volta Redonda

Competição esportiva vai até domingo, dia 17

Mais de mil estudantes estão participando do Torneio Universitário Sul Fluminense (Tusf), que teve início nesta sexta-feira, dia 15, em Volta Redonda.

Os atletas fazem parte de 14 universidades da região e estão disputando jogos de  basquete, vôlei, handebol, futsal e futebol de campo. Há também provas individuais de cabo de guerra, judô, vídeo Fifa, tênis de mesa e natação. A competição será encerrada no domingo, dia 17, com a entrega de medalhas e troféus aos campeões.

Essa é a quarta edição do torneio e a terceira realizada em Volta Redonda com o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a realização do TUSF ajuda a fortalecer o esporte na cidade. “Seguimos trabalhando pelo fomento do esporte no município. Acreditamos muito no potencial do esporte universitário e estamos acompanhando e estimulando ações que fortalecem este desenvolvimento”, afirmou a secretária.

Participam da competição estudantes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Angra dos Reis, Vassouras e uma instituição do Rio de Janeiro, a UniCarioca Rio Meier e Rio Comprido.

Para Igor Alvarenga, da comissão organizadora do esporte universitário da Smel, o município tem a preferência na realização do Tusf pela estrutura da cidade.

A logística da cidade, o transporte, a sua infraestrutura esportiva e a colaboração da prefeitura favorecem a realização dos jogos. Muitos universitários são da cidade. Acredito que esse evento, pelo tamanho e por envolver tantas universidades, também contribuiu para o comércio e, consequentemente, com a economia”, comentou.

Os estudantes de outros municípios estão ficando alojados no Colégio Municipal Themis Vieira, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), no Conforto. É o caso de João Vitor Balvardo, 20 anos, do curso de Administração de uma universidade no Rio de Janeiro.

Estou conhecendo a cidade e gostei. Vejo que é calma, segura, o que nos dá tranquilidade. O alojamento na escola está bem organizado. Nós fomos muito bem recebidos como a única universidade visitante, de fora da região, do Rio de Janeiro”, frisou.

Os jogos estão acontecendo nos campos do Complexo Esportivo de Futebol no Aero Clube, nos ginásios da Ilha São João e poliesportivo Darcice José de Carvalho, no bairro Santo Agostinho. A competição de natação acontece no Parque Aquático da Ilha e nos clubes Náutico e Recreio dos Trabalhadores, onde será feito o encerramento, às 20 horas. Também foram disponibilizadas pela Smel as pistas de multiuso da Arena Esportiva para a competição de atletismo.

Também será premiada a melhor torcida, campeão geral, melhor atleta individual nas modalidades esportivas e melhor delegação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: