HOSPITAL VETERINÁRIO DE RESENDE REGISTRA MAIS DE 8 MIL CÃES E GATOS ATENDIDOS NOS PRIMEIROS TRÊS MESES DE IMPLANTAÇÃO

Unidade pioneira na região, que foi inaugurada em agosto, recebe em média 100 animais domésticos por dia

O primeiro Hospital Veterinário Público da Região Sul Fluminense já chegou à marca de 8.698 atendimentos realizados nos primeiros três meses de sua implantação, que ocorreu no dia 14 de agosto. O registro foi feito até esta quarta-feira, dia 25. A nova unidade hospitalar, que oferece todos os procedimentos gratuitamente e está instalada no bairro Morada da Colina, funciona 24 horas por dia. Em média, são atendidos 100 animais domésticos diariamente. Para atender a demanda do município, o número de veterinários aumentou: de 16 para 22, que se revezam em escala de 12 por 36 (plantões diurnos e noturnos) ou como diaristas.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou que a procura pelos serviços da unidade é grande. “O primeiro Hospital Veterinário Público da Região Sul Fluminense começou a operar em meados de agosto, e, em aproximadamente três meses, foram contabilizados 8.698 atendimentos. Devido à alta demanda, houve a necessidade de aumentar o número de profissionais especializados: de 16 para 22 veterinários. Atualmente, os veterinários atuam em escala 12 por 36 ou como diaristas. A unidade ainda conta com cinco técnicos de Raio-X, sete auxiliares de veterinário, equipes da farmácia e do laboratório, profissionais para esterilização de instrumentos cirúrgicos, além de funcionários da recepção – que inclui uma pessoa responsável pelo acolhimento – e da área administrativa e auxiliares de serviços gerais. A nova unidade está bem estruturada, com serviços de qualidade e profissionais capacitados e humanizados para um público muito especial: cães e gatos, que recebem todo carinho e atenção da equipe”, enfatiza.

De acordo com o diretor do Hospital Veterinário, Rodrigo Campos Teixeira, a unidade disponibiliza atendimento clínico, cirurgias e procedimentos e serviço de castração, entre outros. “Entre os atendimentos realizados, podemos citar: suturas de ferimentos; curativos e bandagens; cirurgia de piometra; cirurgia de prolapso retal; curativo ou retirada de unhas fraturadas; operação de retirada de baço; imobilização de membros fraturados, quando possível; ultrassonografia para fins diagnósticos; internação; soroterapia; aplicação de medicamentos para animais em internação; amputação de membros, quando for o caso; retirada de tumores de pele e mama, quando necessário; exames laboratoriais; enucleação; redução de protusão de globo ocular; otohematoma; caudectomia; desobstrução uretral; cesária de emergência com ovariosalpingohisterectomia; cistotomia; e herniorrafia abdominal.

Vale destacar que a unidade hospitalar veterinária é destinada ao atendimento gratuito dos animais domésticos da cidade, em especial, famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com despesas de tratamentos e procedimentos cirúrgicos. Nesta primeira fase de implantação, atende, exclusivamente, cães e gatos residentes em Resende, onde tutores devem comprovar residência fixa.

ESTRUTURA

O Hospital Veterinário possui dois consultórios, uma sala de anestesia, uma sala de isolamento, um ambulatório, uma sala de internação, um centro cirúrgico, uma sala de raio-X, um laboratório, uma sala de recuperação, copa, sala de repouso para os plantonistas, sala de antissepsia, farmácia, almoxarifado, recepções externa e interna e quatro banheiros. A unidade está localizada na Estrada Resende-Riachuelo, na Morada da Colina, próxima à Área de Exposições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: