Ocasião abordou temas voltados à formação profissional, acadêmica e ao empreendedorismo

Com o intuito de escolher uma carreira, saber mais sobre as profissões, conhecer as opções de cursos oferecidos na região e oportunidades de negócios, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT), promoveu nesta quarta-feira, 14, a II Feira de Profissões do Programa Daqui Pra Frente. Sediada no Ginásio Poliesportivo Alexandre Ramos Samuel (Tande), o evento reuniu mais de 15 stands de intuições de ensino da região. Rodas de conversa, demonstrações, palestras, relatos de experiências, distribuição de folders, entre outras atividades, fizeram parte da ocasião, aberta ao público. O Programa realiza ações individualizadas de orientação vocacional, capacitação para o ambiente profissional e acompanhamento do aproveitamento dos alunos da rede municipal de educação no mercado de trabalho e na vida acadêmica após o término do ensino médio. “Uma das melhores formas de incentivar os jovens de Porto Real a escolherem uma profissão é apresentar um pouco de cada uma para eles, através de exposições, palestras e conversas. Acredito no futuro de cada um”, afirmou o prefeito, Ailton Marques. 
Com temas voltados à formação profissional, acadêmica e ao empreendedorismo, a intenção foi incentivar jovens e empreendedores com possíveis ingressos nas universidades locais. “Vamos apresentar aos alunos e população em geral, oportunidades de carreiras e cursos da região, despertando o interesse do público sobre as profissões, além de estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a cidadania. Essa é uma grande oportunidade para o morador de Porto Real conhecer identificar a sua vocação e planejar o futuro profissional que deseja”, afirmou o secretário da SMECT, Robson Paulino da Silva. Durante o evento os alunos do Projeto Dançando na Escola, se apresentaram.
A aluna do 5º ano do Ensino Fundamental da E.M. Cruz e Souza, Isabelly Aparecida Alves, quer se especializar em Pedagogia, para atuar como professora. “Considero que conhecer as opções de instituições de ensino que possam, em um futuro próximo, auxiliar em minha formação, é um passo muito importante. Estou curiosa e ansiosa para ver e conhecer as oportunidades e projetos apresentados aqui”, conclui entusiasmada.
Estiveram presentes as instituições de ensino parceiras: Universidade Federal Fluminense (UFF); Centro Universitário de Barra Mansa; Associação Educacional Dom Bosco (AEDB); Estácio de Sá; Universidade Paulista (Unip); Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni); Centro Universitário Geraldo de Biase (UGB); IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec); Faculdade Campos Elíseos (FCE); Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA); Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC); Senac; CNA; Wizard e Instituto Gastronômico das Américas (IGA); além das secretarias de Ordem Pública, representada pela equipe de Defesa Civil e de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com médicos e enfermeiros.
Marcaram presença no evento os vereadores Fernandinha, Paulo Cesar, Bianca e os secretários: de Comunicação e Transparência, Ricardo Moraes; de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: