REFORMA GERAL DO CEMEI PROFESSORA ÂNGELA MARIA LIMA SEGUE A TODO VAPOR

Obras incluem novidades como brinquedoteca, banheiro em uma sala de aula, cobertura na entrada da unidade e expansão da cobertura do pátio

Mais uma unidade da rede municipal de ensino de Resende vem passando por uma reforma geral: o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Ângela Maria Lima. As obras da unidade, situada na Rua Elias Politi, no bairro Fazenda da Barra I, incluem novidades como brinquedoteca, banheiro em uma das salas de aula, cobertura na entrada e expansão da cobertura do pátio. O processo de revitalização foi iniciado pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em setembro do ano passado, com previsão inicial para conclusão no primeiro semestre de 2021.

Os trabalhos são executados por uma empresa especializada licitada pelo governo municipal. Dentre os serviços já realizados estão: estrutura de contrapiso em toda a escola; revisão nas redes hidráulica e elétrica; fundação, alvenaria, cobertura, barroteamento do forro, sistema de esgoto e drenagem, concreto do piso na construção da brinquedoteca e do banheiro novo; e reforço da infraestrutura da fundação da secretaria, que apresentava afundamento e rachaduras no piso que cedeu, além de fissuras nas paredes.

Neste momento, a equipe de obras segue com o assentamento do piso geral, o emboçamento das paredes na área de ampliação e a adequação da fachada, que engloba a retirada de ladrilhos e a instalação de cobertura de acesso. A transformação abrange também a substituição de portas, a revitalização das janelas, pintura geral e a cobertura que interliga a brinquedoteca, as salas e o refeitório, bem como a troca de azulejos e piso de cerâmica. A cozinha e a despensa ainda fazem parte do cronograma das adequações necessárias.

A secretária municipal de Educação, Rosa Diniz Frech de Almeida, destacou que a reestruturação física das unidades é fundamental para os avanços na Educação do Município. “O Cemei já contava com quatro salas de aula – uma delas com banheiro e área externa, três depósitos, refeitório, cozinha, despensa, banheiros masculino e feminino na área comum, espaço com área coberta e outro ao ar livre e berçário com estrutura apropriada (incluindo copa, depósito e banheiro). Um dos objetivos é criar um ambiente novo destinado à recreação e à interação para as crianças, que é a brinquedoteca, além de promover as adaptações estruturais necessárias e outras melhorias. Desde o início do primeiro mandato do governo Diogo Balieiro Diniz, em 2017, foram entregues 21 unidades revitalizadas ou concluídas à população. Atualmente, 19 unidades passam por processo de revitalização no município. Vale lembrar que duas unidades estão em construção: uma escola no Parque Minas Gerais, na região das Barras, e uma creche no Surubi Velho”, frisa.

EM REFORMA

Além do Cemei Professora Ângela Maria Lima, estão sendo revitalizadas as seguintes unidades: Cemei Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco; Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria; Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues (Ciep 342), no bairro São Caetano; E. M. Luiz Pistarini, no distrito de Bulhões; E. M. Dona Mariúcha, no Santo Amaro; E. M. Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade; Creche M. Luz do Sol, na Liberdade; E. M. Abrahão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria; E. M. Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha; E. M. Doutor Jayme Miguel (Ciep 347); E. M. João Rodrigues, na Vila da Fumaça; E. M. Adelaide Lopes, na Capelinha; e sede do Programa Gente Eficiente, na Alvorada.

Algumas unidades, além da reforma geral, serão ampliadas, oferecendo mais conforto e abertura de novas vagas para estudantes. A Creche M. Sandra Maria Ferreira Cotrim, situada na Baixada da Olaria, contará com mais três salas, dois banheiros, dois depósitos e uma lavanderia. Já a Creche M. Parque Embaixador, na região das Barras, também contará com mais duas salas, um banheiro e um depósito. A Creche M. São Vicente de Paula também passa por obra de ampliação.

No Ciep 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, a quadra esportiva está sendo reformada e os vestiários serão transformados em salas de música. Na E. M. Maria Dulce Freire Chaves, no Novo Surubi, a quadra e os vestiários estão em processo de revitalização. Além da reforma geral, uma quadra coberta está sendo construída na E. M. Dona Mariúcha.

UNIDADES PRONTAS

São 21 unidades de ensino já entregues para a população. São elas: Cemei Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; Cemei Maria das Dores de Almeida Duarte – Dona Lili; Cemei Maria Francisca Diniz Frech; Creche Municipal Morro do Cruzeiro; Creche M. São Vicente de Paula; Creche M. Pedacinho do Céu; Creche M. Novo Surubi; E. M. Surubi; Creche M. Lavapés Dr. Uchôa; Creche M. Rubens da Silva Lamin; Creche Bairro Vicentino; E. M. Maria de Assis Barboza; E. M. José Roberto Sampaio; E. M. Esther Politi; E. M. Educação Pré-Escolar Bairro Alambari; E. M. Jardim das Acácias; E. M. Governador Roberto Silveira; E. M. Bernarda Brandão; E. M. Lídia Pires de Magalhães; E. M. Rio Preto; e E. M. de Educação Bilíngue Rompendo o Silêncio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: