SAAE Barra Mansa prepara eleição para a nova CIPA  

Comissão é formada para garantir a integridade física de todos os trabalhadores; CIPA é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de acidentes de trabalho

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa está se preparando para o processo eleitoral dos novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Um grupo está montando todo o processo eleitoral para que a comissão já esteja formada até o final do ano.  A CIPA é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de acidentes de trabalho, de acordo com a exigência da lei 6.514. 

Segundo o diretor Executivo do Saae, Fanuel Fernando de Paula, a formação da comissão é para garantir a integridade física de todos os trabalhadores. “Vamos trabalhar e fazer o que a CIPA determinar em termos de segurança, com a autonomia que precisa ter, visando sempre a segurança dos funcionários”, disse. 

Para o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, que tem formação técnica em Segurança do Trabalho,  o objetivo da comissão também é promover uma educação preventiva. “A CIPA educa, fiscaliza e propõe meios que impeçam acidentes de trabalho ou o risco deles”, disse .


A portaria 3.214 da lei 6.514 é uma exigência legal que aprova as NR´s (Normas Regulamentadoras ), visando promover a segurança e a medicina do trabalho, tendo seu quinto regulamento a implantação da CIPA para oferecer um ambiente de trabalho seguro ao funcionário.
 

Com o total de 10 membros titulares, sendo cinco do empregador e cinco do empregado, a previsão é que o dia 1° de novembro a eleição já esteja acontecendo, para que até no máximo dia 10 de dezembro a CIPA do SAAE já esteja instituída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: