Visita ao Horto Municipal Alunos do Colégio Campo Belo visitam o Horto Municipal

Alunos da Escola Municipal Campo Belo visitaram na manhã de hoje (19) o Horto Municipal.Orientados pela bióloga Eliana Gouvêa, os estudantes do 4º ano conheceram as estufas e um pouco sobre a produção de mudas frutíferas, nativas e ornamentais.

No decorrer da visita os alunos aprenderam sobre o processo inicial de plantio das sementes e os cuidados empregados em todos os processos até o chegar momento da distribuição para a população.

Características sobre os vários tipos de plantas também foram repassados aos estudantes que escutaram tudo atentamente e tiraram suas dúvidas, como a aluna de Ana Clara, de 10 anos, que atenta a todas as informações falou da satisfação de visitar o horto pela primeira vez.

 – Eu tinha muita curiosidade sobre os vários tipos de plantas e hoje pude saber de muitas delas. Eu gostei muito da vista e quero juntamente com os meus colegas voltar outras vezes – disse.

 Dentre espécies produzidas no local estão a Pata de Vaca, Sibipiruna, Ipê, Aleluia, Jatobá, Pitanga, Goiaba entre outros. E a grande variedade foi o que chamou a atenção do pequeno Mikael Vinícius.

 – Achei legal saber que aqui são produzidas mudas de vários tipos, como as de frutas e também aquelas que ajudam a deixar as nossas casas e a nossa cidade mais bonita – disse o estudante.

A diretora do Horto, Eliane Gouvêa explica que as escolas que desejarem levar os estudantes para conhecerem o funcionamento da unidade poderão fazer o agendamento direto no local.

 – É muito gratificante receber os alunos e mostrar um pouco do trabalho do horto.No momento, estamos em processo de reestruturação, mas paralelo a esse trabalho estamos de portas abertas para receber os estudantes para saberem mais como é feito o serviço aqui –  disse a bióloga.

Ao término da visita os alunos receberam algumas mudas que serão plantadas próximo ao Rio Acará,na Vila Pinheiro, com o objetivo fazer a recomposição das margens do Rio, ajudando na sua recuperação.

 – Todo esse trabalho faz parte de um projeto de Meio Ambiente que a escola está colocando em prática. As atividades incluem não só o trabalho em sala de aula, mas também atividades práticas como a visita ao horto, o plantio das mudas próximo ao Rio Acará e o concurso de fotografia ,onde eles mostrarão do seu ponto de vista, tudo o que está errado no ambiente – finalizou a diretora do Colégio Campo Belo, Cleusa Monteiro.

Horto Municipal

O Horto Municipal realiza toda quinta-feira, das 8h as 12h a distribuição de mudas para a população.Os moradores que desejarem adquirir deverão comparecer a sede do Horto e realizar um cadastro.

Durante a distribuição também são repassadas informações sobre como fazer o plantio e sobre qual tipo é o mais adequado para cada área, como calçadas ou perto de residências.De acordo com a coordenação do Horto os moradores poderão pegar mais de uma muda.

 – Para retirar as mudas não é necessário nenhum tipo de vasilhame para o transporte. Todas estão condicionadas em plásticos  e prontas para serem entregues, explica a Bióloga Eliana Gouvêa.

O Horto pertence a Secretaria de Meio Ambiente  e para adquirir mais informações os interessados podem comparecer a sede da  Secretaria (Praça Mariana Rocha Leão, Centro ou ligar para (24) 3352-6740 ou (24) 3352 – 6777 ramal 313.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: